segunda-feira, 4 de abril de 2011

PLANOS DE AULA

Plano de Prática Pedagógica

Escola Municipal Pedro Abelardo de Almeida
Tutor: Ueder Jardim Damasceno
Professora:_______________________________________________________
Ano/Turma:        _______________________Data ____/_____/_____

Disciplina: Matemática

Conteúdo: Números naturais
Sistema de numeração decimal
Valor posicional
Sequência numérica
Decomposição

Eixos: Compreensão do sistema de numeração decimal, habilidade de cálculos com números de várias ordens.
Compreensão do valor posicional de cada algarismo no número.
Construção de sequências numéricas de 1 em 1, 2 em 2, 3 em 3, 4 em 4, 5 em 5 e assim sucessivamente.

Objetivos: Construir significado do número natural através de contagens, medidas, códigos, etc, explorados em diversos contextos e situações problema e deles se apropriar.
Interpretar e produzir escritas numéricas, inicialmente observando os números naturais e, em seguida, compreendo as regras do sistema de numeração decimal.
Reconhecer a ordem de grandeza de unidades, dezenas e centenas.
Compor, decompor, comparar e ordenar números naturais.

Desenvolvimento das atividades

Contar história dos números naturais para os alunos.
Pedir que os alunos colassem no caderno gravuras onde se utiliza números.
Trabalhar com sequências numérica pintando desenhos.
Completar tabelas com sequências numéricas.
Trabalhar com ábaco.
Confeccionar material dourado para cada aluno.
Trabalhar com o material dourado explicando o valor de cada peça ao aluno para compreensão do sistema de avaliação.
Cartazes na sala de aula sobre unidade, dezena e centena.
Trabalho em grupo, (apresentar peças do material dourado ao aluno e perguntar que número representa ex: 4 barras e 2 cubinhos) .

Recursos didáticos

Gravuras, cola, régua, tesoura, ábaco, material dourado, cartolina, Q.V.L, câmera digital.






Avaliação

Será continua observando a participação dos alunos através das atividades escritas (testes, trabalhos, auto avaliação), as orais (conversas informais) e as de demonstração (material pedagógico). Observando seus alunos demonstram interesse pelo conteúdos ensinados e registrando o que eles sabem e como pensam matematicamente. Também será observado e registrado o que os alunos não sabem, pois, avaliar é também analisar aquilo que o aluno não aprendeu.

Referência Bibliográfica

Livro de Matemática – Pro Letramento
Coleção: Aprender Sempre - pgs. 8, 9 - 5° ano
Fazendo e Compreendendo Matemática – pag: 23













Nenhum comentário:

Postar um comentário