Plano de Prática Pedagógica
Escola Municipal Pedro Abelardo de Almeida
Tutor: Ueder Jardim Damasceno
Professora:_______________________________________________________
Ano/Turma: _______________________Data ____/_____/_____
Disciplina: Matemática
Atividades: Problema
Eixos: Formulação e resolução de Problemas, alertando o aluno, das etapas a serem consideradas na resolução de um problema: compreensão, elaboração de planos, execução de planos, verificação e emissão da resposta.
Tratamento de informações através de coleta de dados e construção e interpretação de tabelas e gráficos.
Objetivo:
Adotar uma relação positiva em relação positiva em relação a matemática, ou seja, desenvolver sua capacidade de “ fazer matemática “ construindo conceitos e procedimentos, formulando e resolvendo problemas por si mesmo e, assim, aumentar sua auto estima e perseverança na busca de soluções para um problema.
Conhecer características que diferenciam tipos de problemas.
Desenvolvimento da atividade
Conversa informal com os alunos sobre suas brincadeiras favoritas, perguntando-lhes:
Qual sua brincadeira favorita no horário do recreio?
Você sabe de que os alunos das outras salas mais gostam de brincar?
Como podemos descobrir isto?
Coleta de dados.
A medida que uma brincadeira era citada, seu nome era anotado e cada voto era registrado com uma marquinha.
Estudo da coleta de dados na sala com os alunos através desta construção da tabela e do gráfico.
Recursos didáticos
Pesquisa, lápis, régua, lápis de cor, câmera digital, bola de futebol, petecas, bola de queimada, corda, giz etc.
Avaliação
A avaliação será continuada, aproveitando todos os momentos possíveis para acompanhar os alunos em sua aprendizagem, organizando registros das observações de cada dia e dos resultados dos trabalhos individuais e em grupos.
Bibliografia:
Livro de Matemática Pró Letramento
Guia para melhor escolha de livro pag.: 203
Coleção Aprendendo Sempre pags. 8, 9, 10, 11
“A razão principal de se estudar Matemática
é para aprender como se resolvem problemas.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário