Tutor:_______________________________________________________________
Aluno(a):_____________________________________________________________
Vamos explorar etiquetas com valor como 16 e 61.
Ao mostrar estas enquetes para os alunos, que perguntas você poderia fazer para ajudar seus alunos a observarem a diferença existente entre esses dois registros numéricos de agrupamentos diferentes?
R: Confeccionar etiquetas de cartolina com o número 16 e 61.
Fazer as seguintes perguntas para os alunos.
A ) Que número é esse ?
B ) Qual o número menor? Por quê?
C ) Qual o número maior? Por quê?
D ) Qual o valor absoluto do 01 e do 06?
E ) Qual o valor relativo de 01 e do 06?
F ) Quantas dezenas tem o número 16?
G ) Quantas dezenas tem o número 61?
Explique porque é errado dizer que o número 28 tem 8 unidades. Quantas unidades tem 28? Qual é o significado correto do algarismo 8 em 28?
R: Porque o número 28 tem 28 unidades e não 8.
O significado correto são 8 unidades.
Explique porque é errado dizer que o número 234 tem 3 dezenas. Quantas dezenas têm 234? Qual é o significado correto do algarismo 3, em 234?
R: Porque no número 234 tem 23 dezenas.
E no número 234, o valor absoluto do 3 é 3 mesmo e o valor relativo do 3 é 30 ou 3 dezenas.
Elabore uma atividade explorando recursos discutidos neste fascículo, para ajudar seus alunos e compreender que há unidades agrupadas nas dezenas, dezenas agrupadas nas centenas, e assim por diante.
R: Trabalhando com material dourado, decomposição, ábaco e com QVL.
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