Plano de Prática Pedagógica
Escola Municipal Preto Abelardo de Almeida
Tutor: Ueder Jardim Damasceno
Professora:______________________________________________
Ano/Turma_________________________ Data______________
Disciplina: Matemática
Conteúdo: Polígonos
Sólidos Geométricos
Simetria
Dobraduras
Tangran
Eixos: Espaço e forma (Geometria)
Objetivos: Compreender que tão importante quantos os números é a geometria, o espaço, sua ocupação e medida, trabalhando com formas espaciais e tridimensionais, e as suas superfícies, suas formas, regularidades e medidas, as linhas, suas propriedades e medidas, as relações entre todas as formas geométricas.
Comparar a forma de alguns objetos aos sólidos geométricos, identificando e representando-os.
Analisar figuras que tem um eixo de simetria.
Identificar as formas geométricas nas peças do tangran.
Desenvolvimento das atividades
- Exploração do material concreto, figuras e desenhos para comprar polígono
- Reconhecimento de polígonos quanto a forma e aos números de lados.
- Identificação e representação dos sólidos geométricos.
- Trabalho com palitos.
- Jogo: Brincando também se aprende, ( este jogo reforça o estudo dos sólidos, regiões planas e contornos, seus elementos e sua nomenclatura.
- Traçar eixos de simetria em figuras geométricas
- Confeccionar um livro com a fábula “ O Leão e o Ratinho “ usando as peças do tangran.
- Dobraduras
Recursos didáticos
Tesoura, cola, redes de plástico, régua, diferentes tipos de papel, folhas xerografadas, cartolina, dados.
Avaliação
Observar se o aluno:
- Identifica sólidos geométricos, reconhecendo suas formas e relacionando-as a objetos.
- Traçar eixos com simetria, desenhadas do livro.
- Agilidade do aluno na confecção do livro.
Referencia Bibliográfica
Livro de Matemática – Pro. Letramento
Coleção: Aprendendo Sempre
Coleção: Projeto Pitanguá
Nenhum comentário:
Postar um comentário