segunda-feira, 4 de abril de 2011

foto:trabalhando com material dourado

Matemática

Escola:______________________________________________________________
Professora:___________________________________________________________
Aluno:_______________________________________________________________
Data:__________________________Ano:________________________________

Trabalhando com o material dourado

1 – Momento: Confecção do jogo com os alunos na classe

2 – Momento: Com os jogos em mãos explicar aos alunos para que entendam o valor de cada peça do jogo.

3 – Momento: Dinâmica de grupo distribuir balões numerados para que o aluno identifique seu grupo pelo número.
Jogue os balões para cima para que o aluno agarre um. Após agarrar procure os números iguais ao seu e forme grupo.

Atividade em Grupo
1 – Perguntas:
a ) Qual número podemos formas com uma placa, três barras e 6 cubinhos?________

b ) Qual número podemos formas com 3 placas, 4 barras e 8 cubinhos?___________

c ) Trocamos 10 unidades por uma?________________

d ) Trocamos 10 barras por um ?__________________

e ) Quanto valem dois cubos?____________________

d ) Qual número formamos com 3 barras, 4 placas e 3 cubinhos?______________

2 – Agora usando o material dourado forme os seguintes números:

a ) 125___________________________________________________________

b ) 361___________________________________________________________

c ) 482___________________________________________________________

d ) 697___________________________________________________________

3 – Usando o material dourado explique qual a diferença há entre os números 16 e 61? _____________
Quantas unidades há no número 16?____________
Deste número podemos tirar quantas dezenas e o que sobre?______________
Quantas unidades há no número 61?_________________
Desde número podemos tirar quantas dezenas?______________
E o que sobra?_____________








































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