sexta-feira, 2 de setembro de 2011

GEOMETRIA


Plano de Prática Pedagógica

Escola Municipal Preto Abelardo de Almeida
Tutor: Ueder Jardim Damasceno
Professora:______________________________________________
Ano/Turma_________________________ Data______________

Disciplina: Matemática

Conteúdo: Polígonos
                Sólidos Geométricos
                Simetria
                Dobraduras
                Tangran

Eixos: Espaço e forma (Geometria)

Objetivos: Compreender que tão importante quantos os números é a geometria, o espaço, sua ocupação e medida, trabalhando com formas espaciais e tridimensionais, e as suas superfícies, suas formas, regularidades e medidas, as linhas, suas propriedades e medidas, as relações entre todas as formas geométricas.
                  Comparar a forma de alguns objetos aos sólidos  geométricos, identificando e representando-os.
                Analisar figuras que tem um eixo de simetria.
                  Identificar as formas geométricas nas peças do tangran.

Desenvolvimento das atividades

 - Exploração do material concreto, figuras e desenhos para comprar polígono
 - Reconhecimento de polígonos quanto a forma e aos números de lados.
 - Identificação e representação dos sólidos geométricos.
 - Trabalho com palitos.
 - Jogo: Brincando também se aprende, ( este jogo reforça o estudo dos sólidos, regiões planas e contornos, seus elementos e sua nomenclatura.
 - Traçar eixos de simetria em figuras geométricas
 - Confeccionar um livro com a fábula “ O Leão e o Ratinho “ usando as peças do tangran.
 - Dobraduras

Recursos didáticos

Tesoura, cola, redes de plástico, régua, diferentes tipos de papel, folhas xerografadas, cartolina, dados.

Avaliação

Observar se o aluno:

 - Identifica sólidos geométricos, reconhecendo suas formas e relacionando-as a objetos.
 - Traçar eixos com simetria, desenhadas do livro.
 - Agilidade do aluno na confecção do livro.

Referencia Bibliográfica

Livro de Matemática – Pro. Letramento
Coleção: Aprendendo Sempre
Coleção: Projeto Pitanguá